top of page
As três edições do Human Connection Project

É um projeto interdisciplinar que conecta os estudos da cultura japonesa a outras pesquisas científicas, em parceria com o PhD.  Shigehisa Kuriyama da Universidade de Harvard e 11 universidades brasileiras (federais, estaduais e particulares). O projeto é coordenado pela Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito,  supervisionado pelo Prof. Dr. Almir Almas, Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e Coordenador do LabArteMídia - Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

Durante aproximadamente 1 ano as universidades participantes elaboram um vídeo de, no máximo, cinco minutos, contendo cinco imagens e um som pré-definidos (e um som opcional), cuja narrativa e roteiro são livres. Na metade do projeto ocorre o PREVIEW momento em que as universidades participantes apresentam uma prévia de suas produções e ao final, tem-se o LIVE PRESENTATION (apresentação final) quando todos os integrantes se encontram para apresentar e debater sobre seus trabalhos.

 

A primeira edição ocorreu em 2013 (na Universidade de São Paulo) e a segunda em 2014 (na Universidade de Sorocaba). Esta é a terceira edição do projeto e está sendo desenvolvida na Universidade de São Paulo.

HUMAN CONNECTION PROJECT 2013 – Primeira Edição

A primeira edição do Human Connection Project ocorreu em 2013 em parceria com o Professor Shigehisa Kuriyama do Reischauer Institute e do East Asian Language and Civilization da Universidade de Harvard e com onze universidades brasileiras (UFAM, UFBA, UEFS, UFG1, UFG2, USP, UNESP, UFSCar, PUC-SP, UCS, UFPel). O evento final foi apresentado no CTR ECA USP e encerrou o primeiro projeto de pós-doutoramento da Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito (financiado pela FAPESP) e desenvolvido no Centro de Estudos Orientais da PUC-SP. Um dos propósitos da pesquisa foi trazer alguns temas da cultura contemporânea japonesa do universo otaku e hikikomori para discussão no Brasil, desenvolvendo a pesquisa científica de forma criativa, em redes de compartilhamento que utilizam os meios audiovisuais.

Os vídeos foram apresentados no I Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa que ocorreu em dezembro de 2013 e procurou seguir a metodologia desenvolvida pelo Professor Kuriyama, na Universidade de Harvard. Kuriyama esteve no Brasil para uma série de eventos e palestras, apoiados pela Fundação Japão em São Paulo e que também contou com o apoio de diversos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. As palestras ocorreram na Universidade de São Paulo e no Museu da Imagem e do Som (MIS) contando com um publico significativo. O evento foi amplamente divulgado pela Fundação Japão em São Paulo e por outros órgãos de divulgação (jornais e portais de escolas e associações culturais). Após o evento ocorreu também o encontro informal (Informal meeting) com os participantes vindos de várias partes do Brasil.

No encerramento do projeto ocorreu uma apresentação de dança do grupo da Universidade Federal da Bahia coordenado pela Profa. Dra. Gilsamara Moura. O evento foi bastante aplaudido e lotou o Auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi transmitido ao vivo pela IPTV-USP para toda a comunidade USP e pela internet em tempo real, além disso, foi transmitido também no Japão pela IPCTV afiliada da TV Globo Internacional no dia 24 de dezembro de 2013. 

HUMAN CONNECTION PROJECT 2014 – Segunda  Edição

A segunda Edição do Human Connection Project 2014 ocorreu na Universidade de Sorocaba e contou com o apoio da CAPES no segundo pós-doutoramento da Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito (PNPD/CAPES) supervisionado pelo Prof. Dr. Paulo Celso da Silva coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e contou também com o apoio da Fundação Japão em São Paulo. As universidades participantes foram: UFAM, UFBA, UnB, UFG, USP, UNESP, UFSCAR, PUC-SP, UFSC, UCS, UNISO (com 3 grupos). O projeto foi ampliado e contou com a participação de novos grupos e novas parcerias. O tema escolhido foi Conexão e Distúrbio (Connectivity and Disturbance) relacionado às espacialidades midiáticas e aos distúrbios contemporâneos e em conexão com a temática da cultura japonesa: a espacialidade ma, os traços do shodô, em imagens elaboradas pela fotógrafa Inês Correia. Além da apresentação pública, os integrantes se hospedaram na Pousada Salve Floresta, em Tapiraí, parceira do projeto, local onde ocorreram várias palestras sobre os estudos japoneses no Brasil, ministrados pelo Prof. Dr. Ronan Alves Pereira da UnB, pela Profa. Dra. Cecilia Saito, pela Profa. Me. Inês Correia e pelo Prof. Me. Eduardo Ávila. Durante os dias 16, 17 e 18 de novembro os integrantes permaneceram em “imersão cultural” para a realização das demais atividades da programação: apresentações, palestras, reuniões e confraternização.

Além das apresentações dos vídeos ocorreram ainda: a) exposição de arte (de Eduardo Ávila e Inês Correa); b) espetáculos de dança e performance  da Profa. Dra. Gilsamara Moura e alunos da UFBA, c) Espetáculo de projeções audiovisuais em formato de Haiku ao vivo em Cinema Expandido (na abertura) intitulado O Apanhar do Sonho-Tempo, de autoria dos professores doutores Almir Almas (USP), Clélia Mello (UFSC) com a participação de Carlos José Martins (UNESP) na Pousada Salve Floresta; d) duas palestras principais com os professores doutores Christine Greiner e Marco Souza; e) apresentação dos professores-coordenadores das universidades participantes. O professor Kuriyama acompanhou o projeto (on-line), pois esteve impossibilitado de participar presencialmente por estar em atividades acadêmicas em Berlim (Alemanha).

 

Na abertura do evento, nas dependências do Auditório do Bloco F da Cidade Universitária, estiveram presentes: o diretor geral da Fundação Japão em São Paulo Sr. Yoo Fukazawa, que foi homenageado pela coordenadora do projeto Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito, que também homenageou o Magnífico reitor da Universidade de Sorocaba Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol. Além das apresentações dos vídeos e palestras das equipes participantes, ocorreram também apresentações de dança do grupo da UFBA coordenado pela Profa. Dra. Gilsamara Moura e outras exposições artísticas, no saguão da universidade. Houve ainda o lançamento do livro Human Connection Project – isolamento social como inspiração criativa, publicado pela Editora Intermeios e apoiado pela Fundação Japão em São Paulo.

bottom of page